Bypass ureteral (SUB-BYPASS) ou (SIDUS)

Todo mundo se pergunta quanto custa uma cirurgia de pedra no rim nos gatos mas antes de falar de valores precisamos esclarecer muitos conceitos pois assim facilita a compreensão do que acontece com nossos queridos gatinhos

O sistema urinário tanto nos cães, gatos e seres humanos é formado por: Rins, ureteres (canais que comunicam o rim até a bexiga), bexiga e uretra.

Nos rins é onde se forma a urina através da filtração do sangue, os rins tem varias funções importantes e vitais para o corpo todo, uma delas é filtrar o sangue e o que não serve mais para o organismo eliminar na forma de urina.

Essa urina produzida no rim chega na bexiga através dos ureteres que nada mais são do que pequenas mangueiras (cada rim tem seu ureter respectivamente).

A bexiga é um órgão que armazena a urina e a elimina através da uretra.

Os felinos sem raça definida, maine coon, siamês, persas são propensos a apresentar doenças que culminam na formação dos cálculos a mais comum é doença renal crônica, e essa doença pode também levar ao excesso de cálcio eliminado na urina, fazendo assim com que exista uma maior chance de formar pedras (litiases).

O maior problema dos felinos é o diâmetro dos ureteres a média é de 1mm de diâmetro e a parte interna(luz), por onde escoa a urina tem aproximadamente 0,4 mm de diâmetro .

Ou seja são estruturas muito delicadas por isso até pequenas pedras podem entupir o canal

Quando a pedra decidi migrar quais são os sintomas de pedra no rim dos gatos?

Os sintomas podem ser muito inespecíficos desde:
apatia, prostração, dor, pelo arrepiado, dor para urinar, sangue na urina, vomito e diarreia.

Como é feito o tratamento de pedra no rim dos gatos?

Todo tratamento deve ser recomendado pelo seu veterinário e cada caso deve ser individualizado

Porém sempre surgem algumas duvidas, existem remédios para quebrar a pedra?

A resposta é: depende, pois existem vários tipos de pedra e cada uma pode ou não responder à um tipo de tratamento, os remédios humanos na maioria das vezes servem para prevenir nova formação de cálculos ou como diuréticos e podem ajudar a migrar aquela pedra que estava presa no meio do caminho

Alguns remédios mais usados são os alfa bloqueadores que tem como principal objetivo dilatar o ureter fazendo assim com que a pedra tenha uma possiblidade maior de migração

Antigamente a cirurgia de eleição para remover as pedras que entupiam o ureter eram as ureterotomias (ciruriga onde cortasse o ureter removesse a predra e da pontos no ureter)

O problema dessa técnica é que se algum ponto ficasse mal vedado na cirurgia pode ocorrer um vazamento de urina para dentro do abdômen e o paciente vinha à óbito .
Outro problema comum nessa cirurgia era o que com o passar do tempo a cicatrização do ureter levava há formação de uma estenose no ureter ( uma cicatrização com retração do ureter ) e nesse ponto da estenose o diâmetro do ureter diminui de tamanho e assim fazendo uma compressão não mais por pedra e sim pela própria cicatriz que formou

Depois disso começou-se a usar duplo J em felinos porém esses precisam ser removidos depois da cirurgia  e para remove-los precisa de uma nova cirurgia

Foi pensando nessas complicações que foi criado o Bypass urinário chamado inicialmente de (SUB-BYPASS) e hoje atualizado o nome para derivação urinária.

As derivações urinárias na verdade são cateteres que fazem a função de um ureter artificial

Quando o dr Jorge iniciou essa técnica no Brasil ela era totalmente desacreditada pela comunidade veterinária local e hoje é a técnica padrão ouro em todos os trabalhos científicos feitos nos estados unidos e Europa.

Essa técnica consiste em colocar um cateter no rim e um cateter na bexiga e ligá-los entre si no subcutâneo através de uma válvula

Essa válvula se faz necessário pois é através dela que são feitas as limpezas de manutenção com um líquido que evita a formação de pedras e incrustações no cateter.
Vale a inda salientar que essa válvula que fica debaixo da pele só pode ser acessada por uma pessoa treinada e com uma agulha especifica. Pois se uma agulha comum furar a válvula pode ficar com vazamento constante de urina para a pele levando assim perda da válvula e queimadura interna da pele por urina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *